quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ELUCUBRAÇÕES ERRADIAS


Por injunções de ordem circunstancial, num breve período e ao arrepio da minha vontade, realizei pequena pausa nos escritos deste blog. Tudo porque voltado para os arremates finais do meu livro de contos eróticos designado "Os Seios de Joana", a ser brevemente lançado na praça. Ultimado aquele desiderato, retorno com redobrado afã, na esperança de que eventuais acompanhantes não tenham me relegado ao esquecimento. Estou seriamente inclinado a suavizar a temática, optando por textos mais leves e descompromissados com a realidade político-econômica brasileira. Desconfiado de que assuntos mais relevantes e questionamentos maiores sobre a atual conjuntura não encontram maior receptividade no meio social. Ainda que pesarosamente, sou forçado a admitir que vivemos num País que não é sério. Aqui, em nossa nação, sobreleva o interesse da cidadania estritamente voltado para o consumismo, a balada, o futebol e o carnaval. Todo o resto é secundário. É contristador reconhecer que vivemos numa Pátria cuja expressiva maioria dos seus concidadãos é constituída de analfabetos, por isso mesmo avessa à leitura de livros, jornais ou revistas. E o que é pior, o exemplo vem lá de cima, para nosso opróbrio e vergonha. O populacho só se interessa pelo noticiário de crimes nefandos, sorteios de jogatinas, resultados de pugnas esportivas, sexo ou safadezas. Com raras e honrosas exceções, é claro, especialmente daqueles poucos que me lêem. Então eu me curvo a essas preferências nacionais, sob pena de ficar falando sozinho. Não adianta pregar no deserto.Desse mato não sai coelho. Meu primeiro livro, versando contos, causos, nostalgias e poemas românticos, foi uma tentativa de ignorar ou subverter essa realidade. Verdade que me trouxe realizações de ordem pessoal e muitas alegrias. Mas nele havia eu professado que haveria de ser o primeiro e único, dizia, por vivermos num País de desdentados, de gente não afeita à leitura. Acabei quebrando a promessa, a instâncias de amigos.Mas voltei reformulado, reciclado e seguidor de outra concepção literária, qual seja, com temática assente em contos eróticos e picarescos. Embora liberto de maiores pretensões ou veleidades, fico na esperança de que tal proposta, ora consagrada, encontre melhor respaldo e aceitação popular.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro Jayme
É com imenso prazer,satisfação e tristeza que leio Elocubrações Erradias
Tristeza por anunciares tua decisão de não mais colocar tuas opiniões e idéias quanto a situação politica em que vivemos neste "berço explendido",apesar de concordar plenamente quanto a "ignorância" da maioria de nossos compatriotas e sua preferencia por baladas,carnaval,futebol etc.esquecesses da velha cachaça.rsrs
MAS,volto aqui a apelar, como o fiz em nosso delicioso reencontro em tua casa , junto ao Rodrigo...são colocações como as tuas ,como teus escritos que , embora lidos por poucos vão minando essa predileção pela falta de conhecimento e interesse pela real situação em que vivemos seja ela politica ou economica,por essa falsa ilusão de bem estar e liberdade.(vide situação da Cidade Maravilhosa controlada por traficantes ,milicias etc).
Ressaltando minha sempre satisfação e alegria em ler teus escritos ,volto a apelar ....tuas idéias....tuas opiniões ...precisamos delas .
Um grande abraço

Magaldi disse...

Falar sobre o que já foi dito pelo Tarrago seria "chover no molhado", como dizia meu finado pai. Não te detenhas Ermanito, "precisamos" de uma vóz (escrita) como a tua para libertarmos nosso pobre-rico país.
Quem te ouve, (lê), continuará a faze-lo e recomenda-lo. De sexo e erotismo nossa internet está cheia, o precisamos são "guerreiros" como tu. Um triplice. Magaldi