terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

BRASIL, PAÍS DO FURO


Chove lá fora. Tarde propícia para escrevinhar alguma coisa. Mas, para quem? Meia dúzia, se tanto, de leitores. Brasil, país do fu..ro (sem o "t" e o "u"), quer dizer, do furo de bala!Povo iletrado, maioria analfabeta, obcecada pela macaquice do "big brother", do futebol, carnaval, drogas e jogatina. Massa inculta, que não lê,dependente das futricas, parvoíces e frivolidades dos tais de twitter e face-book. Gente que poderia preencher esse vazio, esse desperdício de tempo, em horas de estudo, leitura e trabalho. Mas qual! Sua preferência recai sobre a estultícia que lhe é inculcada, diariamente, de forma velada e sub-reptícia, pelas famigeradas Globo, Rbs e mais tentáculos das enormes cadeias concessionárias, todas voltadas para a massificação da plebe. E tome campeonatos disso e daquilo, todos os dias, balípodo, ping-pong, tênis, natação, arremesso de cuspe, sei mais lá o quê... Como se isso fosse a coisa mais importante do mundo. Quem ganhou? quem chegou primeiro? Grande coisa!E as horrorosas e pervertidas novelas? E os sensacionalistas e sangrentos noticiários da Record e Sbt? E o idiotismo, o besteirol dos enlatados filmecos americanófilos da Net e da Sky, plenos de repetecos, comédias sem graça, recheados de calhordice, mortandade, trombadas de carros, vampirismo, assaltos a bancos, gangsterismo e imbecilidades de toda sorte... E o popularesco, o baixo nível, o barbaresco da programação da televisão aberta? E a crise, o achincalhe, o desvio de verbas, a miséria em que se afunda uma nação atolada no lamaçal da corrupção e impunidade dos seus maquiavélicos e demagogos representantes? E a insegurança de uma população desguarnecida, desarmada, à mercê da sanha dos drogados criminosos, enclausurada, trancafiada atrás de grades, muros e cercas eletrificadas,apavorada e com medo de sair à ruas, à falta de policiamento e recursos mínimos de aparelhagem do Estado , com suas finanças sucatadas? Mata-se por qualquer coisa, já virou rotina, ninguém se importa, os assassinos impunes. Ah, mas o Ronalducho pendurou as chuteiras, assunto prioritário, em cadeias de rádio e TV... E a imundície, a fedentina de ruas infestadas de lixo,carentes de saneamento básico, praias com esgotos a céu aberto, mares poluídos e veranistas chafurdando nos seus próprios excrementos, sem noções mínimas das mais primárias normas de higidez e respeito à natureza? Realmente, "nunca dantes na história deste país" houve tamanha pobreza, politicalha, ignorância, incompetência e falta de brasilidade!

3 comentários:

Rodrigo Piva disse...

.... te cuida Mosquito! Daqui tbem sai tijolada! hehehe (cadê as crônicas do Expresso? Não recebi mais por e-mail...). Abração.

marilene garcia disse...

Jayme/ O que materializaste neste texto, eu digo em poemas. Acontece que a minha ignorãncia com a máquina é tamanha, que escrevendo no WORD não sei repassa-lo através de nada hahahaha(rir, para não chorar). Não há salvação para um mundo em guerra, caótico e o brasil com os partidos políticos unidos em seus próprios beneficios.
A imoralidade é tanta e escancarada, que nós, não eleitos com a escória, para comandar o caos, assistimos de camarote. Não aplaudimos, mas também não gritamos, não vaiamos e não rasgamos ou incineramos o titulo eleitoral, em praça publica. O mundo Jayme , imundo pela pr´opria natureza, pelo homem e suas mulheres de útero fertil e sem a menor responsabilidade, onde o golpe da barriga está institucionalizado e dá-lhe filhos paridos mal queridos e mal amados

marilene garcia disse...

Nem sempre meus omentrios aparecem, mas leio tudo o que escreves e comento. Sou zero no comput