quarta-feira, 7 de julho de 2010

FILOSOFIA DE ARRABALDE


Hoje estou mais para assuntos de cunho metafísico ou esotérico, fundamentados em empíricas considerações abstratas.Dentro desse propósito, intento dar ênfase e questionamento, sobretudo ao fadário que rege as nossas conturbadas vidas, às alternâncias de situações contingenciais, aos sortilégios, às coincidências, às vicissitudes, e bem assim aos percalços incidentes ou acidentários. Volta e meia nos vemos compelidos a admitir que existe algo mais além do que a nossa vã filosofia pode alcançar. Daí a minha profissão de fé, ora proclamada, reafirmando-me agnóstico/espiritualista, e, por isso mesmo, absolutamente consciente de que a nós - pobres mortais - não nos foi dada suficiente percepção, inteligência e discernimento, para desvendar o absoluto. Vislumbre e tirocínio já evidenciava, a respeito, o grande José Hernandez, na sua apoteótica obra Martin Fierro, ao colocar na boca de sua lendária personagem a sábia e conclusiva assertiva: "Quantas leciones nos trae el tiempo, con sus mudanzas!" Em contrapartida, professa a sabedoria popular existirem pessoas que nascem com o traseiro virado pra lua. Mas, contraponho eu, também a lua tem as suas fases de mudança, assim como nós outros,sujeitos então à fatalidade das mutações oriundas de forças estranhas, magnéticas e incognoscíveis.A seu turno,a bíblia nos fala sobre a prevalência dos sete anos de vacas magras, seguidos de outros tantos anos de tais espécimes gordos.Partindo dessa premissa, eu próprio tenho feito regressiva contabilização sazonal da minha vivência, atento às particularidades dessas variantes. Ora,segundo a minha insuspeita contagem temporal, para mim já são decorridos mais de sete anos das tais de vacas magras, daí porque me ponho, persignado, no expectante alento de futurosos e abundantes mananciais, acoplados de fartas colheitas femíneas. Que venham as vacas gordas! Embora arredío e não muito chegado a adiposidades, por questões estéticas e salutares, eu por elas aguardo com mal contida ansiedade. Nem que seja para traçá-las ao espeto, mas desde que bem acompanhadas por loiras não estupidamente geladas...

Nenhum comentário: