quarta-feira, 5 de agosto de 2009

REFORMA ORTOGRÁFICA FAJUTA


Estando prestes a editar um novo livro de contos, desta vez eróticos, peço vênia para manifestar meu entendimento a respeito da malsinada reforma ortográfica, recentemente aprovada. Esse posicionamento fiz questão de expressamente fazer constar já ao ensejo da apresentação da referida obra, tal como ora resumido: Salvo melhor juízo, considero despiciendas as alterações formuladas. É por demais evidente que o idioma falado por uma nação traduz a identidade cultural do seu povo, constituindo a pedra angular da sua soberania. Nosso país continental possui características próprias que lhe são imanentes, tanto que os nativos de cada Estado da federação se expressam através de linguajar, pronúncia e sotaque inconfundíveis, tudo a refletir o clima, os hábitos e os costumes de cada região. Daí porque, penso eu, nada justificava o servil intento de modificar o statu quo vigente, com o despropósito de operar uma absurda e desconexa unificação idiomática junto aos demais países de lingua portuguesa. Tudo para confundir regras ortográficas de há muito enraizadas na alma popular e por isso mesmo intangíveis. É aquela velha história: se for possível complicar, para que simplificar? Por ironia da sorte,a mutilação, digo, a questionada unificação do idioma teve nascedouro e aprovação - pasmem - partidas de governantes nossos orgulhosos de não serem adeptos da leitura. Ao contrário,não têm pejo de analtecer o analfabetismo, orgulhando-se de não lerem livros e muito menos jornais ou revistas de qualquer natureza. Não é por acaso que cometem freqüentes erros de concordância em prolixas perorações, assíduos no cometimento de gafes e barbarismos afrontantes do vernáculo,sob os aplausos da patuléia Não obstante, concretizada a balbúrdia, eu particularmente me recuso a dobrar a espinha, e genuflexo, fazer coro a esse descalabro que só há de servir para encher as burras de espertalhões e mais classes favorecidas pela desprimorosa medida. Continuarei a brandir com a minha escrita adstrita às regras do vernaculismo vigorante ao tempo do meu aprendizado. Não tenho mais idade nem tempo nem paciência para, de cócoras, me submeter aos caprichos e interesses dos serviçais do poder e seus confrades.

5 comentários:

nevaldo disse...

Parabéns! O blog sera um sucesso. Reforma ortográfica ta mais pra Deforma ortográfica

Sergio Tarragô de Souza disse...

Parabens internautas de plantão,aproveitem aquilo que nunca imaginariamos ...o Jayme,santiaguense da gema,gaucho por origem e principios que muito surprendeu aos que o conhecem de largo com suas estorias e causos no "Aqui me tens de regresso",antenado e contagiado pela rede,brindando-nos com esse Blog que certamente será um sucesso nos colocará diante da realidade dos fatos.Obrigado Jayme Camargo Piva pela oportunidde que nos de bebermos nesse poço de conhecimento,virtudes e cultura.

jayme camargo piva disse...

Querido amigo Sérgio: Mil gracias pelas carinhosas palavras de incentivo e estímulo, que muito me honraram. Abraço mui especial, no aguardo de um próximo reencontro,para uma agradável prosa regada com una copa de vino.

jayme camargo piva disse...

Grande Nevaldo: Grato pela atenção e incentivo. Abração do tamanho do Rio Grande.

antes que a natureza morra disse...

PQP !...Depois que aprendi tudo de regência, concordância, crase,acentuação. etc...estes caras modificam tudo, beneficiando quem nunca estudou ! É o fim do mundo !
Confesso que ao escrever meus textos em meu blog eu fico embasbacado, em permanente dúvida, se estou certo ou se estou errado. E chego à patética situação de, aos 67 anos, não saber se sei escrever o português...rsss

James Pizarro