terça-feira, 11 de agosto de 2009

RÉQUIEM PARA A SAÚDE PÚBLICA


Não bastasse a dengue, que assolou este pobre país desgovernado, surge agora a apavorante pandemia da gripe suína. Entrementes, a saúde pública está mergulhada no caos social. É dolorosamente contristador verificar que tudo isso exsurge, de permeio, entre outras tantas calamidades que avassaladoramente crescem, se avolumam e se desenvolvem nesta nação de analfabetos e desdentados. Somos recordistas nos índices de atraso, mortalidade infantil e insegurança. Tudo resultado da incompetência e desmazelo das inconseqüentes autoridades, a quem primordialmente incumbiria a responsabilidade de zelar pela prestação jurisdicional do Estado, no trato assistencial e médico-hospitalar de uma população desassistida.A contrario sensu, os hospitais públicos são verdadeiras pocilgas, infectas, insalubres e contagiosas, desprovidas de leitos e dos mais elementares recursos de ordem material e humana, retratando a imperdoável omissão dos governantes. Nas precárias instalações desses pardieiros, constitui rotina diária o calvário sofrido por multidões de pessoas paupérrimas, doentes ou moribundas, acotovelando-se na promiscuidade de imundos corredores, gemebundas, sofrendo dores lancinantes, agonizando umas, morrendo outras, carentes dos mais elementares cuidados e assim relegadas ao cruel abandono e desamparo. É, mas os governos e seus corifeus vivem a alardear, em cantilenas, que a saúde no Brasil vai muito bem (para eles, é claro, sotretas, bem gordos, corados, nutridos e safados)... À frente desse dantesco e horripilante quadro de horrores, haja pão e circo para o povaréu! Por incrível que pareça, é o próprio poder público o maior interessado em promover essa ruína. Quanto mais ignorante a plebe, mais se perpetuam no poder os demagogos, os "salvadores da pátria". Só não vê quem não quer enxergar: é sempre a mesma canalha a ser eleger e a se reeleger; é uma quadrilha muito bem formada que se aboletou no poder, há décadas, e não quer largar o osso de jeito algum, vivendo de falcatruas, privilégios e mordomias. E tome futebol e carnaval! Futebol todos os dias do ano, para anestesiar e entorpecer as massas. As pessoas não se dão conta de que existem obscuros e maquiavélicos interesses por detrás disso tudo. É o circo, acobertado por alarifes concessionários de enormes cadeias de jornais, rádio e televisão, cuja mídia, em estado de vassalagem, é manipulada para tonitroar, boquejar, repetir e alardear, em uníssono, a hipócrita, enganosa e interesseira relevância ou prioridade de tais eventos. Estou convencido de que é gastar cartucho em chimango, como se diz lá no Rio Grande, fazer a teimosa abordagem dessa temática. Não custa, todavia, lançar uma semente no deserto, na remota esperança de que frutifique um dia.

2 comentários:

Kristine Kneipp Piva disse...

Pois é, Jayme, desde o tempo do Império Romano que isso acontece... em pleno século XXI, ainda sofremos com a miséria humana, a peste, a guerra. Mas não perco a esperança e sintonizo o meu pensamento com uma energia mais positiva de que tempos melhores virão... Bjs da nora-seguidora do teu blog, sempre atenta. Kristine

antes que a natureza morra disse...

Morreram menos de 500 pessoas da tal gripe suína no país. Morre muito mais gente de tuberculose, AIDS, etc...Mas o Ministério da Saúde, solertemente, vai encaminhar a ressureição do CPMF sobre os cheques emitidos, cuja verba auferida de mais este imposto espúrio jamais chegou ao Ministério da Saúde. E vai roubar milhões e milhões usando o argumento da gripe suina. É hilário.
Se não fosse trágico.

James Pizarro