sexta-feira, 7 de agosto de 2009

RETIRADA COM POUCA MUNIÇÃO


Na ordem do dia o debate há pouco travado, no Senado da República, entre Pedro Simon, Collor e Renan Calheiros. Lamentável, sob todos os aspectos, a posição da dupla governista, subserviente aos ditames de Lula, intransigente defensor de Sarney. É triste e pesaroso ver o apego dessas criaturas pela manutenção dos cargos. Sarney, se tivesse dignidade e postura, há muito já deveria ter renunciado. E Lula - mestre do ludíbrio - deveria envergonhar-se de se postar ao lado destes últimos, renegando seu passado, a troco de interesses obscurantistas e notoriamente eleitoreiros. Quer se manter no poder a qualquer custo. Abstração feita à repulsiva politicagem reinante,impõe-se um breve comentário alusivo à atitude de Simon, frente ao referido debate e interpelações de que foi alvo, quando afrontado pelos lanceiros e guardiões do Sarney. Não obstante elogiado por muitos, verdade é que Simon baixou a crista e se acocorou, perante Collor. Não se fazem mais gaúchos como antigamente! Não teve pejo ao declarar que sentiu medo do furibundo olhar do algoz; e mais, que ficou temeroso pela distância em que se achavam, quando poderia ter sido alvejado mortalmente...Ora, tenham paciência! A tão decantada coragem dos velhos caudilhos, dos temidos e respeitados centauros dos pampas, onde ficou? Soterrada no passado, nos dignificantes exemplos da bravura de um Flores da Cunha, Pinheiro Machado, Leonel Brizola e tantos outros,que tornaram o Rio Grande tão respeitado no cenário nacional, por seus atos de nobreza e valentia.

Um comentário:

antes que a natureza morra disse...

Agradeço a generosidade do teu email me dando conta da existência do teu blog que, de pronto, já adicionei entre meus favoritos para consulta diária.
Já li todo teu livro, presente que me deste na praia de Canasvieiras, no Bar do Chico. É esplenderoso, magnífico e serve - de certa forma - como uma biografia da nossa geração.
Correndo o risco de ficares com "edema escrotal", me arrisco a te convidar para dar uma olhada nos meus blogs :
www.professorpizarro.blogspot.com
www.antesqueanaturezamorra.blogspot.com

Abraço fraterno

James Pizarro